Home Vinhos \ > DO Palmela
 
Vinhos
DO Palmela

 
 

DO Palmela

A área geográfica correspondente aos DO Palmela, regulamentada desde 1989, cobre a mesma área que a DO Setúbal, abrangendo os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e ainda a freguesia do Castelo, no concelho de Sesimbra.

A produção dos vinhos tranquilos tintos DO Palmela inclui, pelo menos, dois terços de mosto da casta Castelão conhecida tradicionalmente na Região por Periquita. Com profunda tradição nas zonas arenosas planas, as vinhas de Castelão estão naturalmente adaptadas a este “terroir” e é nele que a Castelão se expressa em toda a sua plenitude. Os vinhos resultantes têm acidez natural correta, taninos presentes e maduros. São caraterizados por descritores aromáticos como cereja, bolota, pinhão, groselha e framboesa.





 

 
 
Nos vinhos tranquilos brancos, entre as castas aptas à produção de vinhos DO Palmela, predominam Fernão Pires, Moscatel de Setúbal e Arinto. Enquanto as duas primeiras transmitem o seu marcante aroma floral e de frutos tropicais, a casta Arinto garante uma sólida e prolongada frescura, originando vinhos com boa estrutura e aroma floral e frutado que os tornam insinuantes e muito atractivos.

Também podem ser certificados com a denominação DO Palmela, vinhos tranquilos rosados, vinhos espumantes, licorosos e frisantes.
 
+ Legislação DO Palmela
 
+ Legislação DO Palmela