Home CVRPS  \ > Quem somos
 
CVRPS
Quem somos

 
 

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) constituiu-se, enquanto associação de natureza colectiva de carácter interprofissional e direito privado, em 1991. Tem, desde então, como principal objectivo garantir a origem, a qualidade e genuinidade dos vinhos bem como a sua promoção e do património vitivinícola da Região.

Um dos requisitos para a entrada de Portugal na União Europeia, em 1986, levou à reestruturação da designação dos vinhos produzidos, consagrada na Lei-Quadro das regiões Vitivinícolas n.º 8/85 de 4 de Junho.

Em menos de uma década, foram publicados os estatutos das zonas vitivinícolas da Arrábida e de Palmela e revisto o estatuto da Região do Moscatel de Setúbal, que passou a usar a denominação Setúbal DO. Em 1992 é publicada a Portaria de enquadramento do Vinho Regional Terras do Sado, abarcando todo o distrito de Setúbal. Em 1997, a zona vitivinícola da Arrábida acaba por ser extinta e integrada na de Palmela.

Em 2004 foi publicado o DL n.º 212, com o qual se iniciou a designada “Reforma Institucional do Sector Vitivinícola”, em paralelo com uma profunda reestruturação do Instituto da Vinha e do Vinho, as Comissões



Vitivinícolas Regionais também sofreram alterações significativas no seu funcionamento, a acreditação junto do IPAC (NP EN 45011) passou a ser obrigatória e as Câmaras de Provadores também passaram a ter um funcionamento mais exigente e auditado; à habitual designação das CVR acrescentou-se agora a de “Entidade Certificadora de Produtos Vitivinícolas com DO e IG”.

A CVRPS foi pioneira neste processo tendo sido das primeiras Entidades Certificadoras a surgir em Portugal (portaria 614/2008 de 11 de Julho), C0014 é o n.º da Acreditação IPAC (Instituto Português de Acreditação).

Em 2009 foram alterados os Estatutos da CVRPS em conformidade com o DL 212/2004 e actualizados os diplomas legais de Produção e Comércio das Denominações de Origem Controlada Setúbal (Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo) Palmela e Indicação Geográfica (Vinho Regional) Península de Setúbal (Terras do Sado era a nome da Indicação Geográfica até então). Tendo sido publicadas as respectivas portarias em Julho de 2009.

A CVRPS é assim a Entidade Certificadora dos vinhos Moscatel de Setúbal (DO) e Moscatel Roxo (DO), Palmela (DO) e Península de Setúbal (IG).