Home CVRPS  \ > Missão e Estatutos
 
CVRPS
Missão e Estatutos


 
 

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal tem como missão nuclear a defesa das DO Setúbal e Palmela e IG Península de Setúbal, bem como a aplicação da respectiva regulamentação, o fomento e controlo dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas e a garantia da sua origem, genuinidade e qualidade.
Para que tal aconteça é necessário um rigoroso controlo do processo de produção dos vinhos, uma certificação competente e uma eficiente promoção comercial.

O controlo da origem e da qualidade dos vinhos Moscatel de Setúbal, Moscatel Roxo, Palmela e Península de Setúbal, é levado a cabo através de um criterioso e exigente processo:

• O registo de todas as parcelas de vinha, voluntariamente inscritas, e a verificação de que estas estão aptas à produção de uvas para elaboração dos referidos vinhos.

• Os agentes económicos que pretendam produzir ou comercializar os produtos com direito às DO Setúbal, Palmela ou IG Península de Setúbal devem preencher correctamente os impressos CVR 4.009.1, de Identificação do Agente Económico e de Pedido de Inscrição como Agente económico, com a identificação das respectivas instalações.

• Após a inscrição, será efectuada uma vistoria às instalações registadas e emitido um relatório. Deste relatório será enviada uma cópia ao Agente Económico com a informação de que as instalações foram aprovadas, ou reprovadas.





• São efectuadas deslocações às adegas durante as vindimas a fim de verificar se estão a ser seguidos os requisitos estipulados na legislação, em vigor, relativa à recepção e vinificação dos produtos com direito às DO Setúbal e Palmela e IG Península de Setúbal.

• A CVRPS fará, no decorrer das campanhas vitivinícolas, os controlos que entender necessários, podendo ter acesso a toda a documentação que permita verificar o cumprimento dos preceitos estabelecidos e baseados na legislação comunitária e nacional.

• A recolha de amostras de vinho e a sua análise físico-química em laboratório acreditado e reconhecido em Portugal e na União Europeia para efectuar controlos oficiais.

• A análise sensorial, totalmente anónima, num laboratório de análise sensorial formado e testado para o efeito.

A promoção dos vinhos que certifica é também uma competência e uma prioridade da CVRPS.

A CVRPS enquanto associação de carácter interprofissional e de direito privado, sem fins lucrativos, vincula toda a sua actividade à Certificação, defesa e promoção das DO Moscatel de Setúbal, Moscatel Roxo, Palmela e da IG Península de Setúbal, defendendo e promovendo desta forma todos os operadores económicos cuja gama de produtos inclua os Vinhos da Península de Setúbal.

+ Download Estatutos
+ Download Regulamento Eleitoral CVRPS